Dividir o ambiente de trabalho com outras pessoas não é uma tarefa fácil. Por mais que o clima seja agradável, a verdade é que em praticamente todo o lugar sempre terá alguma pessoa mau-caráter que fará de tudo para prejudicar os outros. Isso é muito mais frequente do que se imagina, podendo trazer efeitos devastadores para os profissionais e para a própria empresa, que acaba com os resultados prejudicados.
Confira algumas dicas de como lidar com pessoas que fazem de tudo para prejudicar seu trabalho:
Como lidar com pessoas que querem te prejudicar no trabalho
Resolva o assunto diretamente com a pessoa
Uma das formas mais diretas de resolver o problema de uma vez por todas é ir tratar a situação diretamente com a pessoa que está causando o problema. Para isso, entretanto, é preciso que você tenha certeza do que está acontecendo e vá conversar com o verdadeiro culpado da situação.
É claro que você não vai provocar uma briga ou uma discussão mais calorosa, pois isso pode aumentar ainda mais o conflito. Você deve chamar a pessoa para conversar e perguntar o porquê desse comportamento. Deixar claro quais são os seus objetivos é uma forma de esclarecer o problema e encontrar a solução.
Seja discreto
Uma eficiente forma de se proteger das pessoas que querem te prejudicar no ambiente de trabalho consiste em manter a discrição sempre. Não exponha sua vida pessoal dentro do ambiente profissional e não fale tanto dos seus planos perto das pessoas que você sabe que estão esperando apenas uma informação para tentar te derrubar. Mantenha sua vida pessoal em sigilo, compartilhando-a apenas com quem você realmente confia.
Saiba quem você é
O grande erro da maioria das pessoas é se deixar abalar pelos comentários e fofocas que surgem a seu respeito no trabalho. Para que você não se abale e não dê ouvidos a esses comentários, é fundamental que você se conheça e tenha consciência das suas qualidades, de modo a não se deixar abalar com facilidade.
Coloque limites
Uma atitude bastante comum de quem quer te prejudicar é sobrecarregar você de tarefas que não são de sua responsabilidade. Toda vez que você aceita “ajudar” em algo que não é da sua competência, você estará se sobrecarregando e abrindo espaço para que se aproveitem cada vez mais de você. Portanto, coloque limites. Se perceber que alguém está se aproveitando de você, comece a rejeitar as tarefas extras.
The post Saiba como lidar com pessoas que querem te prejudicar no trabalho appeared first on Mundo Carreira.
Saiba como lidar com pessoas que querem te prejudicar no trabalho publicado primeiro em http://www.mundocarreira.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário