sexta-feira, 28 de agosto de 2020

A importância do Gamificação no Atendimento Ao Cliente

A importância do Gamificação no Atendimento Ao Cliente

A história:

“A capital do reino é uma cidade enorme, com torres altas, jardins verdejantes e o povo mais feliz e sorridente que um reino poderia desejar.

Anos atrás o reino passava por grandes problemas causados pelos Tiqets, criaturas nativas daquele local que habitavam as redondezas. Seu enorme número só aumentava e com isso, a destruição que causavam.

O mago mais poderoso do Conselho Safira decidiu formar um grupo de guerreiros formidáveis para proteger o reino, caçando os Tiqets, os pacificando e os transformando novamente em inofensivos Tiqs. Esse grupo caçou por muito tempo, se tornando uma lenda, mas até mesmo as lendas precisam de ajuda por isso, criaram o Protetorado dos Atendedores.

O objetivo do protetorado é manter a paz no reino novos aventureiros são atraídos para a capital com o sonho de se tornarem membros do protetorado e conquistarem um reconhecimento tão grande quanto os heróis mais conhecidos da organização.”

Esta é a história por trás do aplicativo Gamificação!

O que é Gamificação:

Gamificação é um conceito novo no mercado e contempla a ideia de adotar elementos e princípios de jogos para promover envolvimento e aprendizagem eficaz em qualquer cenário que for aplicado.

O seu maior objetivo é despertar interesse e promover recompensas aos participantes - isso faz com que os envolvidos consigam aprimorar as habilidades e competências e alcancem seus objetivos, sejam pessoais ou profissionais, de forma muito mais engajada.

A importância do Gamificação no Atendimento Ao Cliente

Então, pensando em como incorporar mecanismos de Gamificação no Desk Manager, a nossa equipe deu asas à imaginação e criou esse aplicativo. Veja como ele funciona:

Os Desk Coins:

Todos os operadores que forem configurados para “jogar” passarão a acumular pontos, chamados de Desk Coins, ao interagirem ou finalizarem qualquer chamado em seu nome.

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O Ranking:

Durante cada Temporada, que durará 3 meses (referentes aos trimestres do ano), os operadores estarão disputando a colocação no Ranking Geral, que é atualizado em tempo real, toda vez que o aplicativo é acessado. Ao término da temporada, os operadores que estiverem nas posições de primeiro, segundo, ou terceiro colocado, receberão um prêmio simbólico dentro da plataforma - um headset de ouro, prata e bronze, respectivamente.

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O Prêmio:

O headset de ouro, prata e bronze concedido aos operadores que conquistaram as primeiras colocações do ranking geral será um símbolo que representará o bom desempenho deste operador durante a temporada (período analisado) e, durante os próximos três meses, com o fim da temporada, cada chamado que for atendido por este operador, no Portal do Operador ou do Solicitante, exibirá a evidência de que aquele atendimento está sendo realizado um profissional que conquistou destaque naquele período.

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O Pódio:

Os “vencedores” da última temporada, terão seus nomes gravados no pódio, exibido a todos aqueles que consultarem o painel do Aplicativo Gamificação, uma honra devidamente merecida e que deve ser exposta.

A importância do Gamificação no Atendimento Ao Cliente

Os Desk Coins Extras:

As interações ou finalizações de chamados não serão os únicos meios de conquistar Desk Coins. Os gestores também poderão realizar avaliações nos atendimentos prestados pela equipe e dependendo da nota atribuída, esta avaliação também poderá gerar Desk Coins extras ao operador avaliado e também ao gestor que realizou a avaliação por sua contribuição e feedback concedido.

A importância do Gamificação no Atendimento Ao Cliente

O Baú de Tesouros:

No Aplicativo Gamificação, o operador também poderá consultar a quantidade de Desk Coins que possui, sua posição atual no ranking e coins conquistados recentemente.

A importância do Gamificação no Atendimento Ao Cliente

A Batalha Constante:

Para manter os operadores animados e na busca constante por Desk Coins, o Desk Manager irá exibir, durante a finalização dos chamados (esporadicamente), uma animação de nossos bravos guerreiros (Dravos, Mel e Shiro) combatendo os monstros chamados Tiqets e restaurando a paz em prol do Protetorado dos Atendedores.

A importância do Gamificação no Atendimento Ao Cliente

Acreditamos que a Gamificação é um conceito inovador e pode agregar muito para qualquer operação de atendimento, pois é uma forma de manter a equipe animada e engajada com o que é mais importante: atender chamados. E não apenas isso!

Como a qualidade destes atendimentos também importa para chegar ao topo, as Avaliações que um Gestor poderá realizar, se devidamente usadas, poderão ajudar a operação a trilhar um caminho rumo à excelência do atendimento.

Também acreditamos que a Gamificação permite construir um ambiente divertido e uma competição saudável entre todos os operadores, uma ótima maneira de aliviar o estresse da Operação, que existe e pode ser altamente prejudicial.

Além disso, no final de cada temporada os gestores irão receber um e-mail do Desk Manager informando o resultado, vencedores do ranking e posição de cada operador no ranking geral.

Essa é uma informação muito valiosa e pode ser usada como uma forma de premiar ou bonificar a sua equipe com algo que eles podem gostar muito: um dia de folga, um vale-presente, ingressos para o cinema ou tantas outras opções.


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