quinta-feira, 9 de maio de 2019

Multicanal: a estratégia de suporte do futuro

Multicanal: a estratégia de suporte do futuro

Multicanal, multichannel, omnichannel. Esses termos têm sido amplamente utilizados no meio empresarial de hoje em dia. Você sabe o que eles significam? Você possui uma estratégia multicanal para o seu negócio ou está longe de implementar uma?

Nós afirmamos que a estratégia multicanal é a estratégia de suporte do futuro e isso não é exagero nenhum. Queremos te explicar porquê.

A vida digital que levamos atualmente, em âmbitos pessoal e profissional, se baseia em uma comunicação ágil, quase que imediata, e ampla.

Diante dessa realidade, seria impossível uma empresa não se adequar a esse estilo de vida e continuar tendo sucesso.

Se você quer ter bons resultados, você precisa saber como se comunicar com o seu público e isso envolve saber por onde realizar tal comunicação.

Se você deseja entender melhor o que é comunicação multicanal, continue a leitura. Você verá a importância de ter uma estratégia dessas dentro da sua empresa e, ainda, como implementá-la a fim de obter sucesso no mercado.

Vamos lá?

O que é multicanal?

Para início de conversa, precisamos esclarecer o conceito de o que é multicanal, certo? E é isso que iremos fazer agora mesmo.

Multicanal é um termo designado para empresas que possuem diversos canais de comunicação com o seu público.

Esses canais podem ser utilizados apenas para interação com o público ou, também, para venda do seu produto ou serviço.

Hoje em dia, com o avanço da Internet e sua popularização dentro do cotidiano de muitos consumidores, a forma de uma empresa se comunicar com o seu público é diferente. Tem que ser. E é sobre a importância de ser uma empresa multicanal que queremos falar logo a seguir.

Por que é importante ser uma empresa multicanal?

Como já destacamos, o consumidor da atualidade adquiriu novos hábitos com a propagação da Internet e nisso consta a importância de ser uma empresa multicanal.

Uma empresa, independente do seu ramo, existe para realizar vendas e expandir sua atuação no mercado.

Esse cenário só é possível com os seus consumidores. Logo, se os seus atuais consumidores e possíveis novos clientes mudaram seus hábitos de compra, as empresas precisam fazer ajustes nas suas operações.

Sendo assim, é preciso entender que os consumidores de hoje querem realizar contato ágil com as empresas, sem maiores esforços.

Ainda, a disseminação do uso das redes sociais influenciou diretamente nessa relação entre empresas e possíveis clientes e na forma como os mesmos realizam suas compras.

As redes sociais evoluíram-se em plataformas que apresentam possibilidades de comunicação imediata e vendas.

E, vale destacar, cada rede social possui um público diferente e características específicas.

Quais são os canais possíveis para uma empresa multicanal?

Quando falamos em redes sociais, existem algumas que são mais conhecidas pela população.

O Instagram por exemplo, é uma rede social extremamente visual que abre portas para vendas diretas, visto que é possível linkar uma publicação no aplicativo diretamente com o seu site de vendas.

O Facebook oferece um viés mais informativo e atinge um público diferente. Muitas imagens podem não funcionar como no Instagram.

O Twitter possui uma característica de curta comunicação e, frequentemente, é alvo de anúncios importantes e, até mesmo, críticas por parte de clientes e pessoas interessadas na empresa.

As redes sociais não são os únicos canais de comunicação possíveis para uma empresa que deseja ser multicanal.

O contato por e-mail ainda é uma possibilidade de canal com a qual muitas pessoas se sentem mais confortáveis.

E, da mesma forma, o site da empresa deve estar sempre disponível para consumidores e possíveis clientes que desejam entrar em contato por ali.

E, claro, não podemos esquecer do bom e velho telefone. Não é só porque as redes sociais estão em alta que os meios de comunicação mais tradicionais serão esquecidos.

Ser uma empresa multicanal significa, então, estar presente em diferentes canais de comunicação.

De preferência, naqueles que são mais utilizados pelo público que você deseja atingir.

Por que ser multicanal é a estratégia de suporte do futuro?

Nós afirmamos, no início desse artigo, que ser uma empresa multicanal é a estratégia de suporte do futuro.

A estratégia multicanal já tem sido amplamente utilizada a fim de oferecer um suporte eficaz para os usuários de sistemas e softwares SaaS, por exemplo, e, daqui para frente, a tendência é isso ser mais comum ainda.

Oferecer uma comunicação multicanal é essencial para que os seus clientes tenham a possibilidade de um contato ágil para resolução de seus problemas.

Seria desagradável, para um usuário, diante de algum problema, precisar entrar em contato com a empresa em busca de suporte por um meio de comunicação que não é o mais acessível para ele, mas sim para a empresa.

O usuário, seu cliente, deve realizar o menor esforço possível para entrar em contato com a empresa. Afinal, se ele precisa entrar em contato em busca de um suporte, ele já está com um problema, certo?

Ter a comunicação como mais um empecilho pode prejudicar a sua experiência com a empresa, o que pode trazer consequências negativas para o seu empreendimento.

Além disso, ser uma empresa multicanal traz diversos benefícios para o seu empreendimento. Nós vamos listar alguns deles a seguir para que você se convença de que ser multicanal é a estratégia do futuro.

  1. Maior presença da marca: oferecer mais de um canal de comunicação é essencial para fortalecer a presença e a imagem da marca frente o seu público alvo.

A longo prazo, você irá observar que a sua marca vai ser mais conhecida pelas pessoas que você deseja alcançar.

Como consequência, a prospecção de clientes será facilitada por essa presença em diferentes canais de comunicação.

  1. Facilidade para receber feedbacks: a presença multicanal faz com que seja muito fácil para a empresa receber feedbacks e isso é valioso por diversos motivos.

Os feedbacks são importantes para que a empresa saiba o que pode ser melhorado e como os seus clientes estão percebendo seus produtos e formas de se comunicar.

Quando uma empresa recebe um feedback, é muito mais fácil saber exatamente o que precisa ser mudado para melhorar os resultados.

Assim, seus esforços são direcionados.

  1. Aumento da satisfação dos clientes: ao implantar a estratégia multicanal, a satisfação dos seus clientes irá aumentar exponencialmente.

Isso porque será muito mais fácil para o seu cliente entrar em contato quando necessário. E, ainda, porque ele terá a possibilidade de realizar o contato pelo seu canal de preferência.

Como consequência, a experiência do cliente será melhorada toda vez que interações forem feitas com a empresa.

Através de uma estratégia multicanal, você pode oferecer um atendimento de excelência para o seu público e, dessa forma, alcançar resultados cada vez melhores.

E, falando em atendimento de excelência, é importante destacar que para que isso seja possível, é necessário contar com as ferramentas certas.

Ainda mais quando falamos de suporte ao cliente e atendimento multicanal, ter a ferramenta certa é um passo imprescindível para que que esse atendimento seja, de fato, de sucesso.

Se você deseja oferecer esse tipo de atendimento para os seus clientes, conheça a Desk Manager, uma ferramenta de atendimento para que o seu suporte seja eficaz e traga resultados avançados para a sua empresa.

Aproveite, então, que você já entendeu o que é a estratégia multicanal e a sua importância para uma empresa, e experimente o software Desk Manager gratuitamente clicando aqui.  

Multicanal: a estratégia de suporte do futuro


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