sexta-feira, 31 de maio de 2019

Responsabilidade social das empresas

Empresas socialmente responsáveis são organizações que cultivam boas práticas sociais, ambientais, laborais e económicas. Através da implementação de medidas de sustentabilidade, as empresas procuram diminuir o impacto nefasto da sua atividade e contribuir para a melhoria do seu meio.

Responsabilidade social interna

Uma das vertentes da responsabilidade social das empresas é a responsabilidade social interna. A responsabilidade social interna das empresas realiza-se dentro da própria organização, junto dos seus funcionários e na gestão equilibrada dos recursos humanos e técnicos.

São exemplos de algumas ações de responsabilidade social interna das empresas:

Práticas laborais

  • Políticas de saúde e segurança no trabalho
  • Igualdade de oportunidades no recrutamento
  • Formação contínua
  • Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional
  • Plano de carreira, progressão, estabilidade do posto de trabalho
  • Cultura de grupo

Ambiente

  • Consumo consciente de recursos (água, energia, combustíveis fosseis, matérias-primas)
  • Diminuição do desperdício, reutilização e reciclagem
  • Tratamento de resíduos
  • Combate às emissões

Responsabilidade social externa

A responsabilidade social das empresas concretiza-se na relação com os clientes, fornecedores, investidores e com a comunidade. Ações de responsabilidade social das empresas podem incluir:

Comunidade local

  • Oportunidades de emprego
  • Disponibilização de recursos da empresa para iniciativas de cariz social
  • Oferta de bolsas de estudo
  • Combate à corrupção e à concorrência desleal
  • Apoio na construção de infraestruturas
  • Transmissão de know-how

Fornecedores

  • Seleção rigorosa de fornecedores
  • Transparência nos concursos
  • Aquisição de produtos e serviços locais
  • Integração de fornecedores de pequena dimensão

Clientes

  • Saúde e segurança do consumidor
  • Privacidade do cliente
  • Produtos de qualidade e com preço justo
  • Criação de relações duradouras com os clientes
  • Gestão de reclamações

Vantagens da responsabilidade social

Do ponto de vista da responsabilidade social interna, os programas de incentivos podem aumentar a motivação, bem-estar e produtividade dos trabalhadores. A gestão equilibrada de recursos contribui para a diminuição dos custos de produção.

Por outro lado, atitudes socialmente responsáveis atraem clientes. Mas é importante que a responsabilidade social seja voluntária e duradoura e não se limite a uma simples estratégia de marketing.

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Relatório de responsabilidade social

As empresas que valorizam e implementam políticas de responsabilidade social elaboram, anualmente, um relatório onde discriminam o impacto social, económico e ambiental da sua atividade. Apesar de ser difícil analisar os resultados das medidas implementadas em matéria de responsabilidade social e sustentabilidade, a elaboração de um relatório ajuda a divulgar as iniciativas empresariais e incentiva a transparência na atuação.

O relatório de responsabilidade social também é conhecido como relatório de sustentabilidade e segue as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), uma organização sem fins lucrativos que atua no campo da sustentabilidade.

Economia social

As empresas de economia social são entidades que no desenvolvimento da sua atividade têm como objetivo principal a satisfação de objetivos sociais, ao invés da maximização do seu lucro. Conheça algumas empresas portuguesas no artigo:

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Responsabilidade social das empresas publicado primeiro em https://www.economias.pt

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