Com a praticidade promovida pela internet, os clientes preferem que as suas solicitações sejam resolvidas sem a necessidade de ligar para a empresa e passar longos minutos na espera. Para isso, surgiu o atendimento via WhatsApp.
Por meio dele, os consumidores têm maior facilidade para entrar em contato com a sua empresa e podem continuar fazendo as suas outras tarefas enquanto são atendidos pela equipe de suporte.
Isso é benéfico não apenas para os clientes como também para os colaboradores. No entanto, é importante saber implementar essa estratégia e é sobre isso que falaremos neste artigo. Continue a leitura para saber mais!
Por que implementar o atendimento via WhatsApp?
O WhatsApp é usado por mais de dois bilhões de pessoas em todo o mundo. Ou seja, é um aplicativo bastante popular e, muitas vezes, considerado indispensável.
Portanto, para a sua empresa, implementar o atendimento via WhatsApp é uma ótima estratégia para se aproximar do cliente e garantir que ele fique satisfeito com os seus serviços. Por isso, muitas empresas têm oferecido suporte também por esse canal.
O WhatsApp é uma ferramenta acessível financeiramente, além de ter uma ótima taxa de aceitação por parte dos usuários e contar com ferramentas importantes para a comunicação interna e externa do seu negócio.
Afinal, esse aplicativo permite que os usuários compartilhem documentos, façam chamadas de voz e de vídeo, e isso tudo faz com que o WhatsApp seja uma ferramenta bem completa e fundamental para a sua empresa.
Como fazer o atendimento via WhatsApp?
Não basta conhecer a importância do atendimento via WhatsApp sem saber como implementá-lo da forma correta. Por isso, elencamos a seguir alguns passos que devem ser seguidos.
Tenha uma conta exclusiva para o atendimento
O seu celular de uso pessoal não deve ser utilizado para fazer o atendimento aos clientes. Portanto, adquira um número exclusivo para isso. Além de passar mais profissionalismo, isso deixa as solicitações mais organizadas.
Explore o WhatsApp Business
O WhatsApp tem uma versão corporativa conhecida como WhatsApp Business. Por meio dele, você tem acesso a diversas funcionalidades importantes para melhorar a experiência do cliente.
Uma delas é a possibilidade incluir os endereços do site e físico do seu negócio, assim como a descrição da empresa. Também é possível categorizar os clientes, permitindo que os colaboradores saibam se eles são novos ou recorrentes, e configurar respostas automáticas.
Defina o horário de atendimento
É importante que o horário de atendimento fique bem definido para que os clientes saibam que podem entrar em contato naquele tempo. Além disso, garanta que tenham colaboradores disponíveis nesse horário.
Seja ágil
A velocidade é um fator importante no atendimento via WhatsApp, afinal, o objetivo é agilizar o atendimento. Lembre-se que resoluções rápidas e eficientes deixam os clientes mais satisfeitos. Portanto, invista nisso.
Os clientes esperam um atendimento praticamente instantâneo e, caso isso não aconteça durante o horário estabelecido, isso pode manchar a imagem da empresa.
Fale a língua do cliente
Ao contrário do e-mail, o WhatsApp não é um canal de comunicação formal, então não é necessário ter um diálogo rígido. Nesse sentido, vale a pena identificar a linguagem do cliente e utilizá-la.
Isso significa, portanto, criar uma conversa amigável e personalizada, o que geralmente é mais informal, tudo sem deixar o profissionalismo de lado.
Analise as métricas
O WhatsApp Business possui métricas que ajudam a analisar os atendimentos. Com ele, é possível identificar, por exemplo, se as mensagens foram entregues e lidas.
Há também estatísticas que mostram se o uso do canal está sendo eficiente e, assim, você pode ter insights importantes para essa estratégia, identificando a necessidade ou não de novos testes.
Treine a equipe de atendimento
Adotar o atendimento via WhatsApp exige que a sua equipe seja bem capacitada para isso. Portanto, faça treinamentos com o objetivo de mostrar as funcionalidades do aplicativo e como ele deve ser utilizado.
Como uma ferramenta de Help Desk pode ajudar no atendimento da sua empresa?
Para ter maior agilidade e praticidade, contar com softwares se tornou essencial para as empresas. Nesse caso, você pode contar com o Help Desk da Desk Manager.
Por meio dele, agora é possível fazer o atendimento via WhatsApp de um modo muito mais fácil e eficiente. A seguir, veja algumas funcionalidades desse sistema:
Conversa iniciada pelo cliente
O cliente entra em contato com o número do WhatsApp da sua empresa e, em seguida, aparece uma lista com as opções de atendimento. Por exemplo: 1- Suporte, 2- Vendas etc.
Dessa forma, o cliente seleciona o número desejado e um colaborador aparece na conversa para resolver o chamado.
Transferência de conversas
Também é possível transferir a conversa de um cliente para diferentes departamentos. Então, se ele deseja conversar com um setor específico, basta encaminhá-lo. Isso gera automaticamente o registro do chamado.
Visualização das conversas
Os gestores da empresa podem acessar as conversas a qualquer momento, acompanhando todo o processo e, se necessário, transferindo o atendimento para outro colaborador.
Configuração de mensagens
É possível configurar diferentes recursos do WhatsApp, como áudios, emojis e frases prontas e enviá-las para os clientes. Portanto, ao resolver um chamado, por exemplo, você pode mandar uma mensagem automática avisando que o atendimento foi finalizado com sucesso.
Conversa com novos e antigos números
A sua equipe de atendimento pode iniciar uma conversa com o cliente a partir do WhatsApp dele e esse atendimento fica registrado como um chamado. Além disso, existe a opção de inserir um novo número com o qual deseja falar e o sistema o registra de forma automática.
Dessa forma, o WhatsApp veio para facilitar a vida dos colaboradores e dos clientes. Com ele, os atendimentos ficam mais ágeis, deixando os consumidores mais satisfeitos com o suporte oferecido pela sua empresa.
No entanto, não esqueça de implementar essa estratégia com qualidade e planejamento. Por meio de um sistema de Help Desk, esse processo se torna mais eficiente e prático. Portanto, conte com ele.
Caso você tenha se interessado em adotar o atendimento via WhatsApp e gostou das funcionalidades da Desk Manager, não deixe de fazer um teste gratuito clicando aqui.
Atendimento via WhatsApp: a melhor forma de fazer isso publicado primeiro em https://blog.deskmanager.com.br
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