quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Email de despedida do trabalho: dicas e exemplos

Se vai deixar o seu trabalho, é provável que queira escrever um email de despedida. O email de despedida do trabalho serve para informar os colegas da sua saída, mas também para reconhecer o papel da empresa e da sua equipa no seu crescimento profissional. Saiba o que escrever, em que momento enviar e a quem dirigir o email de despedida do trabalho.

O que escrever no email de despedida do trabalho?

O email de despedida é, na maioria das vezes, o seu último ato na empresa. Assim sendo, aproveite para mostrar o melhor de si: seja honesto, mas assertivo. Eis a lista do que deve fazer e evitar:

A fazer:

  • Mencionar brevemente as suas novas funções
  • Informar a data concreta da sua saída
  • Demonstrar gratidão para com colegas e chefia
  • Indicar os seus contatos pessoais (email e telemóvel)
  • Disponibilizar-se para contatos futuros do interesse da empresa

A evitar:

  • Confrontar colegas ou a chefia com episódios passados
  • Discutir questões concretas relacionadas com a sua saída
  • Denegrir a imagem da empresa
  • Gabar-se das suas conquistas
  • Transmitir ressentimentos
  • Fazer provocações

Se apesar destas dicas lhe faltam ideias sobre o que escrever, veja 3 exemplos de emails de despedida do trabalho no artigo:

[LEITURA-RELACIONADA=2918 "Como escrever uma carta de despedida de trabalho"]

A quem enviar o email de despedida do trabalho?

Saber a quem vai enviar o email de despedida depende da dimensão da empresa. Se for uma empresa grande, com vários departamentos, em que apenas tem contacto direto com a sua equipa, não se justifica enviar o email para todos os funcionários da empresa, uma vez que será recebido por pessoas que nem tão pouco o conhecem.

Se trabalha numa empresa com muitos trabalhadores, pode enviar um email para as chefias e um email para os seus colegas:

  • No email dirigido aos colegas: Adote um tom descontraído e use o humor. Agradeça a amizade, boa convivência e solidariedade. Disponibilize-lhes novas formas de o contatarem. Tratando-se de um pequeno grupo de pessoas com quem tenha elevado grau de confiança, aproveite, ainda, para informar que está à procura de trabalho, agradecendo antecipadamente a colaboração que lhe possa ser dada por eles.
  • No email dirigido às chefias: Agradeça a oportunidade de aprendizagem, o voto de confiança e reconheça o papel dos seus mentores. Disponibilize-se para futuros contatos, mantendo a porta aberta a uma futura colaboração (se for do seu interesse).

Não utilize o email de despedida para avisar o seu chefe de que vai deixar o seu emprego. Como trabalhador, tem o dever de comunicar a sua saída com algum tempo de antecedência. 

[LEITURA-RELACIONADA=2389 "Como dizer que vai sair do emprego"]

Tenho mesmo de enviar um email de despedida do trabalho?

Se é tímido ou está ressentido com as circunstâncias da sua saída, é provável que não queira escrever um email de despedida do trabalho. Saiba, contudo, que é muito recomendável que o faça. Porquê? Porque é uma forma simples de consolidar as suas relações profissionais e de mostrar consideração pelos seus colegas e chefia.

Criar uma vasta rede de contatos poderá vir a ser-lhe muito útil. Já para não falar da possibilidade que existe de se cruzar com ex-colegas em projetos futuros. Mesmo em circunstâncias difíceis, tente sair a bem. Enviar um email de despedida é uma das formas de o fazer. Conheça outras:

[LEITURA-RELACIONADA=2759 "Como sair a bem do emprego"]

Quando devo enviar o email de despedida do trabalho?

O momento em que vai enviar o email depende do seu objetivo e do tipo de reação que pretende obter dos seus colegas. Estas são as suas opções:

  • Se quer uma saída discreta, sem perguntas embaraçosas e sem grandes despedidas, pode enviar o email no último dia de trabalho. 
  • Para evitar conversas de corredor, antecipe-se aos rumores e envie um email aos seus colegas logo que tenha formalizado o despedimento junto do empregador. No email, informe os colegas da data definitiva de saída. 
  • Se tem cargo de responsabilidade e tem pessoas que reportam a si, informe os seus colegas com antecedência. No email, é necessário indicar quem passará a exercer o seu cargo e a partir de que momento a equipa deve passar a reportar a essa outra pessoa.

O que responder a um email de despedida?

Recebeu um email de despedida e não sabe como responder? Confira algumas frases de felicitação e despedida no artigo:

[LEITURA-RELACIONADA=2916 "Frases para mudança de emprego"]


Email de despedida do trabalho: dicas e exemplos publicado primeiro em https://www.economias.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário