Suporte e Resistência são sem sombra de dúvidas pontos muito importantes em relação a oferta e demanda de um preço. Esse artigo tentará simplificar o entendimento e a leitura gráfica de suportes e resistências.
O que é um Suporte?
O suporte é o local de preços onde a procura por compras é forte o suficiente para “segurar” os preços, de modo que eles não caiam.
Teoricamente quando um preço está próximo ao suporte ele tende a ficar mais barato. Desse modo, a procura supera a oferta, evitando possíveis quedas no preço a partir daquela região. É bem comum a compra nas regiões de suporte na tentativa de comprar mais barato e vender mais caro.
Entretanto, nem sempre as compras em regiões de suporte são bem sucedidas. Isso pois a perda desse suporte pode dar início a possíveis novas quedas, alertando assim um sinal vendedor. É importante considerar que após a perda do suporte ele poderá ser considerado como uma nova resistência. Outro fator de fundamental importância é a força do suporte após vários toques do preço.
Confira outros exemplos:
O que é uma Resistência?
A resistência pode ser vista como uma zona de preços onde a procura por compras não traz ao mercado força suficiente para uma contínua alta dos preços.
Quando um preço se aproxima da resistência é bem comum entre investidores considerar que os preços estão caros. Desse modo a procura por compras diminui e a venda aumenta, trazendo assim possíveis baixas nos preços. É comum entre alguns investidores vender seus ativos nas regiões de resistência, considerando que o preço está caro e após o encontro com a resistência ele tende a cair. Entretanto, nem sempre os encontros dos preços com a resistência sofrem queda.
A resistência pode ser também um ponto de entrada de compra, caso haja força dos preços. Uma resistência rompida pode significar uma grande força do mercado em novas altas dos preços. É importante considerar que após a perda da resistência ela poderá ser considerada como um novo suporte.
Confira outros exemplos:
Observações:
Podemos notar que o suporte é o inverso da resistência. Portanto, pode se considerar que após um rompimento a resistência pode ser considerada como um novo suporte. O mesmo ocorre para a perda de suporte, a qual o antigo ponto de suporte será considerado como uma nova resistência.
Alguns investidores optam por vender um ativo quando ele toca uma forte região de resistência (re-teste), o mesmo ocorre nas regiões de suporte.
Nem todo rompimento de suporte e resistência é acompanhado de uma grande força ou tendência. Podem ocorrer rompimentos falsos!
Se quiser se aprofundar nos conhecimentos de Análise Técnica, confira o nosso Guia de Análise Técnica!
O post O Que É Suporte e Resistência? apareceu primeiro em Bússola do Investidor.
O Que É Suporte e Resistência? publicado primeiro em https://www.bussoladoinvestidor.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário